Pode-se
observar que o papel do professor no processo ensino como gestor do pensar em
face das continuas e rápidas mudanças advindas no decorrer do séc. XXI. Vem com
informações que nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década
para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia. Dessa forma e diante da
quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor
conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de
paixão. O professor deve "traduzir" os ensinamentos de forma que o
aluno se sinta dentro de uma inesquecível "viagem" e dessa forma
possa assegurar a produtividade do ensinamento.
O desafio
de contribuir com a educação do jovem e do cidadão, num momento de mudanças e
incertezas e a necessidade de resgatar valores tão importantes condizentes com
a sociedade contemporânea leva o professor a entender que deverá exercer um
novo papel, de acordo com os princípios de ensino-aprendizagem adotados, como
saber lidar com os erros, estimular a aprendizagem, ajudar os alunos a se
organizarem, educar através do ensino, entre outros.
O aluno
precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros, entender o que lê,
tomar notas, fazer síntese, redigir conclusões, interpretar gráficos e dados,
realizar experiências e discutir os resultados obtidos e, ainda, usar
instrumentos de medida quando necessário, bem como compreender as relações que
existem entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Isso só será
possível, a partir do momento que o professor assumir o seu papel de mediador
do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e
investigativa. Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia
de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e
desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de
cidadão do mundo.

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