Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Jussari - História da Cidade


A localidade de Arraial Pina, tornada um dos distritos mais promissores de Itabuna, com o topônimo de Juçari, conseguiu sua emancipação após plebiscito, posteriormente legalizado em 1985. Município criado, com território desmembrado de Itabuna, por força de Lei Estadual de 09/05/1985, com a denominação de Jussari. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.




EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Até que, em 23 de novembro de 1984 a Assembléia Legislativa do Estado outorgou a emancipação política administrativa, através da Lei de Desmembramento nº 4.448 de 09 de maio de 1985. Jussari obteve assim maioridade política e administrativa, podia seguir seus próprios rumos: seus filhos festejaram efusivamente. Após a conquista de independência política e o conseqüente desmembramento de Itabuna, os jussarienses se prepararam para eleger o primeiro prefeito.



ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


PODER EXECUTIVO


O Poder Executivo em Jussari é exercido pelos Prefeitos e Vice-Prefeito, eleitos para exercer o mandado de quatro anos, auxiliados por sete secretários municipais sendo: Administração, Educação, Saúde, Finanças, Agricultura, Assistência Social e Esporte e Cultura. 



PODER LEGISLATIVO


O poder Legislativo possui várias funções, dentre elas a de Elaborar Projetos, Votar Leis, Fiscalizar as ações administrativas do município. Em Jussari o Poder Legislativo é representado pela Câmara Municipal, possui nove vereadores, tendo o Presidente para exercer o mandato de dois anos. Salienta-se que o número de vereadores era de onze vereadores no período de 1988 a 2004, ficando apenas nove cadeiras no legislativo, isto devido o numero de habitantes. 



A PRIMEIRA GESTÃO - 1986 a 1988.


PRIMEIRA ELEIÇÃO - No ano de 1985 aconteceu a primeira eleição, concorrendo na disputa eleitoral os senhores Valdenor Cordeira da Silva e Agenor Gonçalves, o primeiro pelo PMDB tendo como vice-prefeito o senhor José Alves Barreto (Zezinho) e o segundo candidato pelo PDS, tendo como vice o senhor Levir Mariano Cardoso. O eleito escolhido pelo povo foi o senhor Valdenor Cordeiro da Silva.
Da primeira semente plantada na terra pelos colonos até o primeiro votos depositado na urna pelos eleitores decorreram 67 anos de esforços, iniciativas, dificuldades, sangue, suor, lagrima. Porém valeu a pena, jussari é um sonho concretizado, fruto do imenso trabalha de seus filhos e dos que aqui chegaram para colaborar com o engrandecimento e o progresso desse jovem município, por isso é que podemos dizer: quem nasce nessa terra tem orgulho de ser filho!



PREFEITO: Valdenor Cordeiro da Silva
VICE-PREFEITO: José Alves Barreto.
CÂMARA DE VEREADORES: Antonio Guimarães, Eraldo Batista, Jorge da Anunciação Cordeiro, Jorge Rosa, José Cordeiro, Mateus Bispo, Olinto valete, Orenice Sotero dos Santos, Paulo Roberto Cruz Soares.



Neste governo teve como slogan: ´Administração Democrática`.
Na área social: A Creche Mãe Marieta foi a maior construção de sole cimento do município e primeira obra voltada ao atendimento de crianças carentes ente seis meses e cinco anos de idade. Mantida pela prefeitura a creche era anteriormente instalada em casa alugada, após a construção da mesma através do convênio da Prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Social com a capacidade pra trezentas crianças. Outro trabalho foi o incentivo a micro empresa, em convenio entre Prefeitura e LBA/MAS, repassando recursos para projetos de grupos de até três pessoas.



Na área habitacional: Foi priorizada pelo mutirão comunitário, fazendo parceria entre prefeitura e sociedade, onde reconstruía moradia e construíam outras, melhorando a qualidade de vida dos munícipes, com recurso do município em convenio com LBA/MAS.


Na área de trabalho: Para completar a ação do governo voltado para o trabalho popular à implantação do Sitio Comunitário, com hortas, tanques de piscicultura, pocilgas, aviários, e olarias, para garantir ao homem o direito do trabalho, sua dignidade e subsistência. Essa ação serviu de modelo para a região, considerando como ponto de partida na garantia de uma sociedade mais justa e humana que é responsável pela fixação do homem na sua terra.


Na área da saúde: Essa construção do Hospital Eduardo Gileno Amado Brandão foi um grande investimento nesse governo. Com apoio do Secretario de Saúde do Estado Doutor Luis Humberto e do Governador da Bahia Doutor Waldir Pires, o prefeito Valdenor Cordeiro conseguiu efetivar a obra. Além do hospital foi construído o Posto Médico Roberto santos no Distrito de areia Branca, para atender as pessoas daquela localidade.
Nesta administração, vários médicos e dentistas contribuíram com a saúde da comunidade. A saúde escolar teve seu destaque com o PAISE (Programa da ação Integrada de Saúde Escolar) que desenvolvia atividade preventiva e curativa.
As atividades realizadas incluíam atendimento Pré-natal, atendimento a criança, distribuição de cestas básicas para gestante, atividade de nutrição para crianças; treinamento de pessoal, desenvolvimento do Projeto ESPORU (Educação e Saúde para Zona Rural), e como marco fundamental foi a participação da secretária de saúde no processo de reforma Sanitária, como implantação das AIS (Ações Integradas de Saúde), criação do Conselho Municipal de saúde como vistas a Municipalização da saúde. Realizou-se em outubro de 1988 o Seminário de Reforma Sanitária em Jussari com participação do Diretório da 7ª Dires/Sesab, representante do Inamps e da sociedade civil organizada representada pelas associações e clube de Serviços. 



Na área de Educação: Nesse governo a educação foi prioridade, mesmo diante da situação caótica do país, foi desenvolvido um trabalho abrangente, principalmente no setor administrativo e técnico pedagogico, sendo a primeira Secretária a professora Irani Brito e Coordenadora Geral de Ensino a professora Maria Amélia Costa Freitas, a coordenadora da Educação Infantil e Jovens e Adultos a professora Maria de Lourdes Rodrigues. Um dos pontos relevantes foi o resultado positivo relacionado ao convênio Prefeitura/FAE/MEC que possibilitou a entrega de materiais didáticos facilitando condições a todo o corpo docente aperfeiçoamento. 
Vale ressaltar que o resultado qualitativo no processo ensino/aprendizagem depende do aperfeiçoamento do corpo Técnico Pedagógico. Em virtude disto a Secretária de Educação estabeleceu uma política de valorização dos recursos humanos, promovendo várias capacitações em outros municípios e Estados como exemplos tiveram Recife e Brasília, bem como realização de capacitação semestral no próprio município, oferecendo condições necessárias a todo corpo docente para melhoria profissional. 
Ao que diz respeito reforma e construção, o Grupo Escolar Plínio de Almeida, hoje se tornou colégio, fora ampliada mais quatorze salas de aula, incluindo os pavilhões Zilma Falcão e Cunha e Regia Monteiro, que eram apenas oito salas de aula. Deu se inicio a Escola Veríssimo Silva Leite no Bairro Leonel Batista. 
Como o propósito deste governo era trabalhar em prol da transformação política dos cidadãos, foi elaborado e executado um projeto voltado à educação dos garis do município, com a intenção de alfabetizar-los considerando como agentes da sua própria transformação, além de aprender a ler escrever tomavam café da manhã para realização do serviço de limpeza com mais coragem e disposição. Esse projeto era realizado no horário de trabalho, com uma hora de aula teórica e prática. 
A merenda escolar em convênio com a FAE, beneficiou não somente aos educandos, mais também aos irmãos sendo estes beneficiados em suas casas.



A SEGUNDA GESTÃO - 1988 a 1992.


Em 1988 concorreram ao pleito eleitoral os candidatos: o senhor José Alves Barreto do PMDB, tendo como vice-prefeita a senhora Orenice Sotero dos Santos e pelo PDC o senhor Nilson Soares dento como vice o senhor Jorge da Anunciação Cordeiro, sendo estes eleitos. 


PREFEITO: Nilson de Oliveira Soares
VICE-PREFEITO: Jorge da Anunciação Cordeiro.
CÂMARA DE VEREADORES: Antonio Guimarães, Antonio Carlos Dantas Santiago, Eraldo Batista, Eliete Pereira Matos, Jorge Rosa da Silva, José Cordeiro da Silva, Jessé Bispo de Souza, João de Deus, Mateus Bispo de Menezes, Nelson Ferreira Porto, Paulo Roberto da Cruz Soares.



Neste governo teve como slogan: ´Governo Popular`.


Neste governo fora realizado os seguintes trabalhos:


1. Construção de casas populares;
2. Construção da Feira Livre no Bairro Leonel Batista, onde atualmente está Praça do Forró (Mateus Bispo).
3. Ampliação do Colégio municipal Plínio de Almeida;
4. Conclusão das duas salas de aulas da Escola Veríssimo Silva leite;
5. Aquisição de mobiliário para as escolas da rede municipal de ensino
6. Pavimentação de ruas
7. Ampliação da frota da administração.
8. Na área da saúde escolar foram desenvolvidas atividades de atendimento odontológico e teste de acuidade visual.
9. Construção da Praça do Hospital Eduardo Gileno amado;
10. Construção da Praça Alcides Castro de Brito;



A TERCEIRA GESTÃO - 1993 a 1996.


Em 1992 concorreram para a terceira administração: Josicelim Almeida, pelo PL tendo como vice o senhor Levi Mariano Cardoso, pelo PFL o senhor Jorge Cordeiro seu vice o senhor Eraldo Batista e pelo PSDB Dr. Valdenor Cordeiro e como vice o senhor Valnio Ribeiro Muniz, sendo eleito Valdenor Cordeiro.


PREFEITO: Valdenor Cordeiro da Silva 
VICE-PREFEITO: Valnio Ribeiro Muniz.
CÂMARA DE VEREADORES: Adilson Oliveira, Antonio Guimarães, Antonio Carlos Dantas Santiago, Antonio Carlos Bandeira Valete, José Cordeiro da Silva, José Menezes do Espírito Santo, Jessé Bispo de Souza, Paulo Roberto da Cruz Soares, Vera Lucia e Vicente de Paula.



Neste governo teve como slogan: ´Liberdade e Participação`.
Nesta gestão, o trabalho foi voltado para redução das diferenças sociais existentes entre os níveis da vida da comunidade.
Na área da Educação a Secretaria foi à professora Maria Amélia Costa Freitas, Coordenadora Geral de 1º e 2º Graus a professora Irani Brito que contribuiu para uma educação de qualidade no município.



Na área da Educação foram ainda realizados os seguintes trabalhos:


1. Construção da escola Antonio Ferreira Nobre;
2. Construção do Centro de Convivência Lindaura Brandão no Distrito de Areia Branca;
3. Ampliação do Colégio Municipal Plínio de Almeida construindo uma secretaria anexada com a diretoria, banheiro e foram colocadas grades de proteção.
4. Reformas de todas as escolas da zona rural;
5. Municipalização do Ensino Fundamental II - 5ª a 8ª Série, alunos oriundos da CNEC;
6. Criação de uma sala para os alunos portadores de necessidades especiais na escola Antonio Ferreira Nobre;
7. Implantação do Plano Decenal de Educação;
8. Criação do Regime Unificado para as escolas municipais;
9. Aquisição de mobiliários para as escolas do município;
10. Construção de três salas, uma cozinha, uma secretaria na Escola Municipal Veríssimo Silva Leite;
11. Aquisição de dois automóveis (Kombi e ônibus escolar);
12. Aquisição do primeiro computador para o Colégio Municipal Plínio de Almeida, iniciando assim o processo de informatização em Educação tecnológica na rede municipal de Ensino;
13. Valorização das tradições culturais no município;
14. Implantação da sala de vídeo no Colégio Municipal Plínio de Almeida com um televisor de vinte e nove polegadas e um vídeo cassete;
15. Promoção de capacitação para o corpo docente do município, através do estudo construtivista com a Educadora Ester Pilar Grossi e sua equipe do GEEMPA de Porto Alegre na cidade de Salvador;
16. Entrega de presentes nas escolas da zona rural;



Na are da Saúde para garantir o direito à cidadania foi uma grande preocupação da administração que buscou não só recuperar a rede física como também estabelecer parceria com o Governo Federal para a manutenção de serviço.
Modificar o modelo de assistência à saúde foi objetivo maior estando centrado na prevenção com desenvolvimento de programas que atendia a comunidade para melhorar a sua qualidade de vida. A frente desta secretaria estava à senhora Soraya Dantas Santiago.
Foram ainda realizados na saúde os seguintes trabalhos:



1. Reforma do Hospital Eduardo Gileno amado Brandão;
2. Atendimento odontológico semanal no Distrito de Areia Branca, com tratamento completo para toda comunidade;
3. Aquisição de uma ambulância;
4. Desenvolvimento de programas para atender a mulher, criança, idoso, hipertensos, diabéticos, controle de doenças transmissíveis e vigilância sanitária;
5. Firmou convenio com os programas PAISE e PROESA - Programa de Ação Integrada em Saúde Escolar e Programa Odontológico Escolar e saúde, trabalho integrado entre as Secretarias de Saúde e Educação para atender aos alunos da rede municipal e estadual nas áreas preventivas curativas;



Foram realizados também;
1. Implantação do Regime Jurídico Único dos servidores Público Municipal;
2. Promoção de cursos preparatórios com profissionais da UESC para os funcionários públicos municipais;
3. Realização do segundo Concurso Público Municipal para a regularização dos funcionários;



Neste período, desenvolveu também um trabalho integrado com jovens do município na área de esporte, estimulando o esporte amador através de várias modalidades. 


A QUARTA GESTÃO - 1997 a 2000.


Em 2000 concorreram para a quarta administração: senhor Valnio Ribeiro Muniz pelo PT tendo como vice Orenice Sotero e o senhor Jorge Cordeiro e seu vice Aderson Carvalho, sendo eleito Valnio Ribeiro Muniz.


PREFEITO:: Valnio Ribeiro Muniz
VICE-PREFEITA: Orenice Sotero dos santos Souza.
CÂMARA DE VEREADORES: Adilson Oliveira, Antonio Carlos Dantas Santiago, Antonio Carlos Bandeira Valete, Daniel Matias, Jorge Valdo Gomes de Souza, José Guimarães de Souza, José Menezes do Espírito Santo, Jessé Bispo de Souza, Raimundo Rodrigues de Santana, Vera Lucia.



Neste governo teve como slogan: ´Construindo a Cidadania`.


Neste Governo foram realizados os seguintes trabalhos:
Na área de educação no Colégio Municipal Plínio de Almeida:
1. Construção do jardim com grade de proteção na área externa e interna d;
2. Implantação da sala de informática;
3. Construção do Refeitório;
4. Implantação da fanfarra;
5. Implantação do ensino Médio;
6. Aquisição de mobiliários;
7. Implantação da Fanfarra.
Em outras áreas foram feitas as seguintes obras:
1. Implantação da sala Ambiente em parceria com a reserva Natural da serra dom teimoso;
2. Aquisição de aparelho para surdo/mudo para atender aos portadores de necessidades especiais da classe especial da escola Municipal Antonio Ferreira Nobre;
3. Aquisição de um Parque Infantil para a Escola Antonio Ferreira Nobre;
4. Pavimentação de ruas;
5. Construção de 90% da Feira Almir Severo;
6. Aquisição de uma patroa e de um jerico;
7. Construção de 90% do Matadouro Municipal;
8. Apoio universitário;
9. Melhoria salarial dos professores da rede municipal com recursos do FUNDEF.
10. Participação junto ao INCRA para aquisição do Assentamento Viva Vida.



A QUINTA GESTÃO - 2001 a 2004.


Em 2000 concorreram para a quinta administração: Dr. Valdenor Cordeiro pelo PSDB tendo como vice o senhor Nilson Soares, senhor Valnio Ribeiro Muniz pelo PT tendo como vice Arnaldo Lima e o senhor Jorge Cordeiro pelo PFL e seu vice Aderson Carvalho, sendo eleito o senhor Jorge Cordeiro.


PREFEITO:Jorge da Anunciação Cordeiro.
VICE-PREFEITA: Aderson Carvalho.
CÂMARA DE VEREADORES: Antonio Carlos Bandeira Valete, Daniel Matias, Gilvan Paiva, José Guimarães de Souza, José Menezes do Espírito Santo, Jessé Bispo de Souza, Maria do Socorro Duarte, Paulo Roberto Cruz Soares, Raimundo de Jesus, Raimundo Rodrigues de Santana, Vera Lucia.



Neste governo teve como slogan: ´Jussari a caminho do desenvolvimento`.


Neste Governo foram realizados os seguintes trabalhos:
1. Arborização de ruas;
2. Construção do Parque Infantil Criança Feliz;
3. Ampliação da Sala de Informática;
4. Pavimentação e arborização da Avenida Levir Mariano Cardoso;
5. Conclusão da Feira Almir Severo;
6. Conclusão do Matadouro Municipal;
7. Construção de uma quadra poliesportivas;
8. Construção de quadras de areia;
9. Implantação da Biblioteca Municipal;
10. Reforma da Praça Prefeito Alcântara;
11. Criação da extensão do Colégio Municipal Plínio de Almeida no Distrito de Areia Branca;



A SEXTA GESTÃO - 2005 a 2008.


Em 2004 concorreram para a sexta administração: concorreu o senhor Jorge Cordeiro pelo PFL, vice Aderson Carvalho, José Guimarães de Souza pelo PC do B, tendo como vice o pastor Gideon Bazuza, o senhor Valdenor Cordeiro e seu vice Sergio Magalhães sendo eleito Valdenor Cordeiro da Silva, através de uma campanha ideológica a fim de atender os anseios da comunidade, sendo diplomado e empossado. No dia seguinte foi acometido por uma fatalidade, cuja causa ainda é desconhecida pela população. Contudo, assume o Vice-prefeito o senhor Sergio Fontes Magalhães Alves.


PREFEITO: Sérgio Fontes Magalhães Alves 
CÂMARA DE VEREADORES: Antonio Carlos Bandeira Valete, Daniel Matias, Gilvan Ferreira, Erisvaldo Oliveira Moraes, Erisval Novais, José Mascarenhas, José Menezes do Espírito Santo, Jessé Bispo de Souza, Paulo Roberto Cruz Soares.



Neste governo teve como slogan: ´Jussari Crescendo Junto com Você`.


Neste Governo foram realizados os seguintes trabalhos:
1. Aquisição de um microônibus;
2. Ampliação da Praça do Forró, com a construção de um palco;
3. Assentamento de cerâmica em todas as salas das unidades escolares da rede municipal;
4. Construção da sala de informática na escola Antonio Ferreira Nobre para alunos portadores de necessidades especiais;
5. Implantação da Sala Ambiente no Colégio Municipal Plínio de Almeida;
6. Recuperação da Frota da Secretaria Municipal de Saúde;
7. Implantação do CRAS: Centro de Referencia em Assistência Social;
8. Reforma do Posto de Saúde Joana Chagas;
9. Implantação do Projeto Escola Saudável;
10. Implantação do Infocentro;
11. Construção do palco na Praça do Distrito de Areia Branca;
12. Construção de uma sala pra funcionamento da Administração Distrital;
13. Construção de uma secretaria e um banheiro na Escola Veríssimo Silva Leite;
14. Reforma da Creche Mãe Marieta e da Creche Lindaura Brandão.
15. Implantação da Biofábrica.



A SÉTIMA GESTÃO - 2009 a 2012.


Em 2008 concorreram para a sétima administração: concorreu o senhor Valnio Muniz pelo PT, vice José Cordeiro, Neone Simões Barbosa Cordeiro, pelo PP, tendo como vice o senhor Vice José Guimarães de Souza, o senhor Aderson Carvalho e vice Mary Marque, sendo eleito Neone Barbosa Cordeiro.



PREFEITA: Neone Barbosa Cordeiro
VICE-PREFEITO: José Guimarães 
CÂMARA DE VEREADORES: Antônio Basto Muniz, Antonio Carlos Bandeira Valete, Daniel Matias, Gilvan Ferreira, Erisvaldo Oliveira Moraes, José Amaral da Silva Dias, Orleans Mascarenhas, Gideon, Jessé Bispo de Souza.



Neste governo teve como slogan: ´Gente que cuida da Gente`.


Neste Governo foram realizados os seguintes trabalhos:
1. Calçamento de uma parte da Rua Raimundo Moreira.
2. Termino do calçamento da Alameda Frei Vantuir.
3. Reforma do Parque Infantil Criança Feliz.
4. Construção de casas populares;
5. Construção da Rede de esgoto da horta comunitária.
6. Reforma da Praça Noêmio peixinho.
7. Reforma das Unidades escolares da cede e de algumas escolas do campo.
8. Reforma do Centro Administrativo.
9. Implantação do Crede Bahia.
10. Construção da Rede de esgoto da Rua São José.
11. Reforma de calçamento de algumas ruas da sede do município.
12. Construção da quadra esportiva no distrito de Areia Branca.
13. Reforma das quadras Esportivas do município. 

Concurso Polícia Civil BA 2013

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) publicou na edição estadual do Diário Oficial de 12 e 13 de janeiro um dos mais aguardados editais dos últimos tempos, por milhares de baianos. Trata-se do regulamento que abre o concurso público para o preenchimento de 600 vagas do quadro da Polícia Civil, nas carreiras de Delegado (100 vagas), Escrivão (100) e Investigador de Polícia (400).


Inscrições e requisitos

As inscrições para o concurso, que será realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), serão abertas no dia 29 deste mês e seguem até o dia 19 de fevereiro, na página do Cespe/UnB (http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_ba_13) ou do Portal do Servidor (http://www.portaldoservidor.ba.gov.br). O valor da taxa de inscrição para o cargo de Delegado é no valor de R$ 150,00 e de R$ 120,00 para os cargos de Escrivão e Investigador.
Para concorrer a uma vaga de Delegado, o candidato deve ser diplomado em Bacharel em Direito. No caso de Escrivão ou Investigador, é preciso ter diploma de nível superior em qualquer área. Além da escolaridade, vale lembrar que candidatos a Investigador devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria 'B'. A idade mínima para participação no certame é de 18 anos.
Remuneração
A remuneração para Delegado em início de carreira pode chegar a R$ 9.155,28, incluindo vencimento básico, a Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) e as vantagens concernentes a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para Escrivão e Investigador o salário chega a R$ 2.665,91, já incluso o vencimento, a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ) e as vantagens para a mesma carga horária. Vale ressaltar que a jornada mínima para as carreiras é de 30 horas.
Provas e Curso de Formação
As provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório, serão realizadas em Salvador e nos municípios de Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista. Além do exame objetivo, estão previstas mais três etapas eliminatórias: Teste de Aptidão Física (TAF), exame biomédico, exame psicotécnico e avaliação de títulos, de caráter classificatório - também sob a responsabilidade do Cespe. A última etapa será a investigação social e da conduta pessoal do candidato, que também tem caráter eliminatório e será feita pela Polícia Civil em conjunto com a Saeb.
A prova objetiva e discursiva será aplicada no dia 07 de abril de 2013, estando a consulta dos locais de realização disponíveis na página do Cespe no dia 28 de março de 2013. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19 horas do dia 09 de abril, considerando o horário de Brasília/DF.
O resultado final do concurso, após realizadas todas as etapas seletivas, está previsto para 19 de março de 2014. A partir de sua homologação final, começa a ser contado o prazo de validade do concurso público, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Após a publicação do resultado final do concurso e a sua homologação os candidatos aprovados dentro do número de vagas definidas previsto serão convocados para o Curso de Formação de Policiais Civis, requisito básico para o ingresso em todas as carreiras da corporação.
EDITAL COMPLETO 


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

DROGAS: DELÍCIA E DOR

Um jovem que usou drogas passa a ser tratado muitas vezes como "drogado" por seus pais, familiares, amigos, sociedade em geral. O fato de um jovem experimentar drogas não faz dele um dependente. Porém, mesmo experiências aparentemente inocentes podem resultar em problemas. O excesso de preocupação com o uso experimental de drogas pode tornar-se muito mais perigoso do que o uso de drogas em si. Muitas são as razões que podem levar alguém a usar drogas. Cada pessoa tem seus próprios motivos. Diante dessa situação os pais não se devem desesperar, reagir com agressividade e com violência, pode até mesmo empurrar o jovem para o abuso e a dependência de drogas. Os pais devem alertá-lo sobre possíveis riscos e, se possível, conversar francamente sobre o assunto, aproveitando a oportunidade. Se por um lado a diminuição da oferta não resolve a questão, por outro o aumento da oferta (liberação) não é capaz de diminuir por si só a dependência de drogas. A dependência se relaciona muito mais diretamente com os aspectos envolvidos no tipo de motivação que o indivíduo tem de consumir drogas do que com a disponibilidade dos produtos. O acesso mais fácil às drogas tende a levar a um aumento do número de usuários experimentais e ocasionais, mas não dos dependentes. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas não vão se tornar dependentes de drogas somente por que elas estão mais disponíveis. Entretanto, seria ingênuo concluir que a simples liberação das drogas resolveria todo o problema.A experiência acumulada sobre o assunto mostra que posições mais liberais com relação às drogas permitem que o problema possa ser abordado de maneira mais eficaz. Por exemplo, em um ambiente familiar muito rígido e repressivo, um jovem teria bastante dificuldade em revelar que usa drogas e isso poderia agravar possíveis problemas correlatos já que não contaria com o apoio de familiares ou com a ajuda de profissionais. No comércio de drogas, jovens são muito utilizados pelos traficantes como intermediários (conhecidos como "aviões") na venda de drogas ilícitas. Esse comércio lucrativo torna-se uma alternativa de ganho, ainda que ilegal, mas também favorece o contato dos jovens com as drogas, com a violência e com as doenças a elas relacionadas. Consumir drogas é uma forma de obtenção de prazer. Isso não pode ser negado. Devemos ter em mente que existem maneiras de se obter prazer cujo preço a pagar pode ser muito alto. A fórmula de "felicidade a qualquer preço" imposta pela sociedade aos indivíduos não é a melhor maneira de se viver.

Uma situação bem simples para questionamento em Classe. 
1. Baseando nesse texto acima, redija as questões que seguem abaixo em pelo menos 4 linhas:
A- Sabemos que as drogas não são liberadas para uso no Brasil, em que já conhecemos a política relacionada às drogas, a liberação das drogas no Brasil resolveria os problemas relacionados ao uso e à dependência?

B- Retire do texto três passagens que você considera importante para um palestrante quando falar das drogas 

Ensinar e aprender



Pode-se observar que o papel do professor no processo ensino como gestor do pensar em face das continuas e rápidas mudanças advindas no decorrer do séc. XXI. Vem com informações que nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia. Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão. O professor deve "traduzir" os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível "viagem" e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.
O desafio de contribuir com a educação do jovem e do cidadão, num momento de mudanças e incertezas e a necessidade de resgatar valores tão importantes condizentes com a sociedade contemporânea leva o professor a entender que deverá exercer um novo papel, de acordo com os princípios de ensino-aprendizagem adotados, como saber lidar com os erros, estimular a aprendizagem, ajudar os alunos a se organizarem, educar através do ensino, entre outros.
O aluno precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros, entender o que lê, tomar notas, fazer síntese, redigir conclusões, interpretar gráficos e dados, realizar experiências e discutir os resultados obtidos e, ainda, usar instrumentos de medida quando necessário, bem como compreender as relações que existem entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Isso só será possível, a partir do momento que o professor assumir o seu papel de mediador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e investigativa. Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de cidadão do mundo.